Geral Saúde

Saiba o que pode estar causando e como aliviar a Dor nas Costas

As principais causas de dor nas costas podem incluir problemas de coluna, pneumonia ou pedra nos rins, e para diferenciar a causa deve-se observar a característica da dor e a região das costas que é afetada.

Na maior parte das vezes a dor nas costas é de origem muscular e surge devido ao cansaço, levantamento de pesos ou má postura, e pode ser solucionada com medidas simples como compressas quentes e alongamentos.

No entanto, se a dor surgir de repente; se a dor nas costas for muito forte ou se houver outros sintomas associados como febre ou dificuldade para se movimentar é aconselhado ir ao médico para que ele peça exames e indique o tratamento necessário.

O que pode ser a dor nas costas

Os 7 principais tipos de dor nas costas são:

1. Dor nas costas no lado direito ou esquerdo

  • O que pode ser: normalmente é uma dor em forma de peso que indica a presença de uma lesão muscular, especialmente depois da academia, por exemplo. Além disso, a dor nas costas também pode ser causada por profissões exigentes para as costas como é o caso do dentista ou jardineiro, por exemplo. Conheça outros problemas que podem ser causados no trabalho em Como Tratar as 5 Doenças que podem surgir no Trabalho.
  • Como aliviar: colocar uma compressa morna na região durante 15 minutos, 2 vezes ao dia por, pelo menos, 3 a 4 dias e aplicar uma pomada anti-inflamatória, como Cataflam ou Traumeel, por exemplo.

2. Dor nas costas ao respirar

  • O que pode ser: pode ter relação com o pulmão quando há sensação de falta de ar, principalmente quando houve alguma doença respiratória nos últimos tempos ou se está acamado. Veja outros sinais em: Sintomas da infecção pulmonar.
  • Como aliviar: aplicar uma compressa morna na região, mas o mais indicado é procurar um pneumologista caso existam outros sintomas de problema respiratório, como tosse, catarro ou febre.

3. Dor nas costas e rins

  • O que pode ser: geralmente é sinal de cólica renal, estando relacionada com a presença de pedra nos rins que resulta em uma dor muito severa que impede o paciente de caminhar ou se mexer, por exemplo. Mais detalhes dessa dor em: Sintomas de pedras nos rins.
  • Como aliviar: a dor deve ser tratada o mais rápido possível no pronto-socorro.

dor-nas-costas_24311_l

4. Dor nas costas que irradia para as pernas

  • O que pode ser: pode ser causada por uma compressão do nervo ciático na região final da coluna ou nas nádegas, quando provoca dor em forma de pontada com sensação de formigamento ou dificuldade para ficar sentado ou andar, podendo indicar bicos de papagaio. Se acha que pode estar com o nervo ciático afetado, responda as seguintes perguntas:

5. Dor nas costas com aperto no peito

  • O que pode ser: quando a dor piora com esforços e há sensação mal-estar ou enjoo pode ser sinal de infarto, principalmente se o indivíduo está acima do peso, tem pressão alta ou colesterol alto.
  • O que fazer: deve-se chamar ajuda médica, ligando 192, o mais rápido possível.

Além disso, também é muito comum o surgimento de dor nas costas na gravidez, especialmente nos últimos meses de gestação devido a sobrecarga da coluna. Veja como pode evitar e tratar em: Como aliviar a dor nas costas na gravidez.

6. Dor no meio das costas

  • O que pode ser: Contratura muscular ou problemas de coluna, inclusive hérnia de disco, que afeta pessoas com mais de 45 anos de idade. A dor pode piorar ao levantar ou ficar muito tempo na mesma posição, e pode até mesmo irradiar para o lado, costelas ou para baixo, afetando os glúteos ou as pernas.
  • O que fazer: Pode-se colocar uma compressa morna nas costas e evitar ficar muito tempo na mesma posição. Além disso também pode ir ao ortopedista para ele pedir um Raio X ou Ressonância, e indicar o tratamento, que pode incluir fisioterapia.

7. Dor na parte de cima das costas

  • O que pode ser: Pode ser contratura muscular, devido o cansaço, excesso de atividade física ou preocupação ou torcicolo, mas nesse caso deve haver também dor no pescoço.
  • O que fazer: Exercícios de alongamento são de grande ajuda para esticar os músculos e se sentir mais relaxado. Ficar numa posição confortável e rodar a cabeça lentamente para todos os lados, pode ajudar a descontrair os músculos da parte superior. Veja mais alongamentos que poderá fazer para se sentir melhor.
Como aliviar a dor nas costas

O que se pode fazer para aliviar a dor nas costas em casa, antes da consulta com o médico, inclui:

  1. Repousar: deitar no chão ou em um colchão duro por meia hora, todos os dias;
  2. Compressas mornas: colocar uma compressa morna com 3 gotas de óleo essencial de alecrim exatamente sobre o local da dor, durante 15 minutos por dia;
  3. Receber uma massagem: com óleo de amêndoas morno, mas sem forçar muito;
  4. Homeopatia: ingestão de remédios homeopáticos, como Homeoflan ou Arnica Prépós, da Almeida Prado, receitados pelo médico para tratar inflamações nas costas;
  5. Exercícios de Pilates: ajudam a fortalecer os músculos das costas e abdominais, combatendo a causa da dor. Veja 5 exercícios que pode fazer em casa para se sentir melhor.

Deixe um recado