Cedo ou tarde entramos na fase da maturidade e não há nada que possamos fazer para evitar isso; simplesmente chega a transição na qual a estrutura da pele ganha um aspecto diferente, por isso as mulheres com mais de 40 anos podem querer dedicar mais cuidados à sua rotina de beleza.
Chegar aos 40 implica uma mudança a nível emocional, biológico e físico. Particularmente, a mulher experimenta uma transformação na pele; a elasticidade, a firmeza e a capacidade de regeneração da epiderme já não são as mesmas e o rosto ganha uma pele madura.
No entanto, a idade não é o único fator para que o envelhecimento precoce aconteça. Além disso, ele não se observa apenas no rosto, mas também nos ombros, colo e, é claro, nas mãos.
Em termos biológicos, a epiderme sofre uma deterioração da sua função protetora. A derme e a hipoderme também sofrem problemas na estrutura da pele.
Como é o processo?
Com o passar dos anos o metabolismo das células da derme é mais lento, ou seja, já não se sintetiza o colágeno como antes e, como consequência, a pele fica flácida. No entanto, isso não significa que não se possa seguir com uma rotina de beleza regular.
O objetivo está em cobrir as necessidades que a nova pele demanda para manter as camadas cutâneas da melhor forma.
Mudanças morfológicas em mulheres com mais de 40 anos
A seguir, descreveremos de maneira mais específica as mudanças que acontecem na pele das mulheres com mais de 40 anos.
- Epiderme: diminui a capacidade hidratante natural tornando-se secae escamosa.
- Junção dermo-epidérmica: a quantidade de nutrientes que se compartilha entre as diferentes camadas cutâneas se reduz.
- Derme: o colágeno se deteriora e não se sintetiza da mesma maneira. Da mesma forma, a irrigação sanguínea diminui devido à perda de vasos sanguíneos.
- Hipoderme: o tecido adiposo se torna mais fino. Essa é a causa da flacidez.
- Apêndices cutâneos: as glândulas sebáceas e sudoríparas são menos ativas na secreção.
Tenho pele madura?
As seguintes características são um sinal de que sua pele se tornou madura:
- Manchas de idade: apresentam-se particularmente no dorso das mãos, antebraços e rosto. Caracterizam-se por uma cor parda e seu tamanho pode ser desde milímetros até centímetros.
- Verrugas de idade: são protuberâncias benignas e pigmentadas. Geralmente aparecem em áreas que são expostas à luz.
- Perda de elasticidade: a pele fica enrugada e com pelancas.
- Ressecamento: ocorre pela perda na absorção de líquidos. A pele fica com uma aparência áspera com fissuras que, em algumas ocasiões, provocam coceira.
Produtos ideais para mulheres com mais de 40 anos
Para um melhor resultado, recomenda-se ir a um dermatologista antes de escolher qualquer cosmético ou produto de beleza. É preciso analisar os sinais do envelhecimento que a pele mostra, quão seca é, sua pigmentação e ver se apresenta rugas profundas.
A seguir, disponibilizamos uma lista de produtos cosméticos que você deve usar:
Hidratante
É indispensável compensar a perda de líquidos com um hidratante, pois ele forma uma camada protetora e evita o ressecamento. É o caso do azeite de oliva, do silicone e inclusive da vaselina em poucas quantidades.
Umectante
Este produto tem a capacidade de reter os líquidos por mais tempo. Recomenda-se usar um creme hidratante de acordo com o seu tipo de pele, seja ela mista, seca ou oleosa. É importante que seja rico em vitamina E, pois elimina cicatrizes, reduz as impurezas e protege dos raios do sol.
Restauradores
- Ceramidas: são moléculas que se encarregam de facilitar a união das células da pele. O ideal é utilizar produtos de origem vegetal obtidos do arroz, trigo e soja.
- Lipídios: substâncias que têm a função de rechear a pele. Sobretudo os lipossomas que contêm vitaminas E e F.
- Análogos do Fator Hidratante Natural (FHN): encontram-se no ácido pirrolidincarboxílico, ureia, ácido lático e lactato sódico, açúcares, alantoína, entre outros.
No mercado existem várias opções que melhoram os sintomas da idade, tais como:
- Aceleradores da síntese do colágeno, que reduzem o aspecto das rugas.
- Redensificadores do tecido conjuntivo, que serve para dar firmeza à pele.
- Estimulantes da atividade celular, que aceleram o metabolismo celular.
- Oligopéptidos que são a nova versão do retinol e oferecem luminosidade e frescor à pele.
E então, quando você vai começar a cuidar da sua pele?
Envie seu comentário