As varizes não são apenas uma questão estética. Elas são também um sinal dado pelo corpo para que tomemos medidas necessárias para melhorar a circulação nas pernas.
Neste artigo iremos recomendar algumas infusões de plantas medicinais que são muito benéficas para tratar e combater as varizes, além de falarmos sobre alguns conselhos que ajudarão a preparar um tratamento natural, completo e eficaz.
Sobre as varizes
As varizes são dilatações de uma ou várias veias que podem aparecer em qualquer parte do corpo. As mais comuns são as pernas e o rosto. Em alguns casos, elas também surgem de maneira interna, caso em que não podemos vê-las, mas sentimos a dor que elas provocam.
As hemorroidas também são consideradas varizes, de forma que também podemos tratá-las com estas infusões medicinais.
Hamamelis
Esta planta medicinal de nome exótico é um dos remédios mais conhecidos para tratar e combater as varizes.
Além de sua propriedade principal, ela também é reconhecida por seus benefícios para tratar as hemorroidas e a diarreia, graças aos seus princípios adstringentes. Qualquer tipo de hemorragia leve pode ser tratada com o uso tópico e oral desta planta.
Para elaborar a infusão de hamamelis, devemos ferver a erva seca durante três minutos e, em seguida, deixá-la repousar por mais três minutos, com o fogo desligado.
Castanheiro da Índia
As propriedades circulatórias desta planta são muito conhecidas em todo o mundo, motivo pelo qual ela é incluída em muitos tratamentos naturais para prevenir as varizes. Os seus componentes têm a propriedades de melhorar a função venosa e reduzir o volume das veias
Ela também é usada para tratar a congestão do fígado e as pernas cansadas.
Para preparar a infusão de castanheiro da Índia, devemos ferver a planta seca (usa-se o núcleo e o fruto) e deixaremos repousar outros três minutos.
Cipreste
O cipreste é um excelente remédio vasoconstritor, que é consumido com fins medicinais desde a antiguidade. Suas nozes têm um alto poder adstringente que as converte na solução para as doenças das veias.
Ele também promove a transpiração e ajuda e eliminar o excesso de líquidos no organismo.
A infusão é elaborada principalmente com os gálbulos e, em seguida, com os brotos e as folhas.
Aveleira
A aveleira é conhecida por seu delicioso fruto. No entanto, suas folhas são ricas em taninos e flavonoides, dois componentes muito benéficos para tratar e prevenir as varizes.
Esta infusão é muito recomendada, já que também previne a retenção de líquidos, reduz o colesterol, melhora a anemia e combate a osteoporose. Além disso, ela reduz o estresse e favorece a função intestinal.
Videira
A videira vermelha se destaca por seus frutos, com um sabor delicioso e inúmeras propriedades, enquanto suas folhas tonificam as veias ao mesmo tempo em que melhoram as pernas cansadas. A videira, que é rica em vitaminas e taninos, melhora a resistência capilar e combate a insuficiência venosa.
Para preparar esta infusão devemos ferver a folha seca durante dez minutos e deixá-la repousar outros cinco.
Outros conselhos
O tratamento com infusões será muito eficaz se o acompanharmos dos seguintes bons hábitos:
- Evite a água quente e, no banho, opte sempre por água morna ou fria, em especial nas regiões mais afetadas.
- Em alguns casos, a prisão de ventre pode influenciar de maneira negativa, já que causa uma congestão na região pélvica e piora a circulação. Devemos, portanto, regular a função intestinal.
- Estas plantas medicinais também podem ser aplicadas de forma tópica, por meio de óleos essenciais, misturadas com algum óleo vegetal da sua preferência, como amêndoas, de coco, de gergelim, etc).
- É fundamental combater o sedentarismo. Todos os dias devemos praticar exercícios ou caminhar pelo menos um quilômetro.
- Devemos evitar, sempre que possível, a exposição excessiva ao sol.
- Na hora de dormir, é recomendado colocar um travesseiro embaixo das pernas para elevá-las suavemente.
- Não podemos nos esquecer de beber entre um litro e meio e dois litros de água por dia, não junto com as refeições, além de tomar as infusões.
- O sobrepeso é um dos fatores que mais podem agravar as varizes.Devemos manter sempre uma alimentação equilibrada e reduzir as porções de comida de maneira progressiva, para que o estômago possa começar a se adaptar até que não precisemos mais de tanta comida.
Envie seu comentário