Deliciosa bebida matinal para controlar a pressão alta
Geral Receitas Saúde

Deliciosa bebida matinal para controlar a pressão alta

A pressão alta, ou hipertensão, é um transtorno cardiovascular que se apresenta quando a pressão do sangue aumenta devido a um espessamento das artérias.

Isso sobrecarrega as funções do coração e faz com que ele tenha que se esforçar mais para poder enviar o sangue a todas as partes do corpo.

Como consequência, além do músculo cardíaco, órgãos como rins, cérebro e pâncreas se veem debilitados.

O mais preocupante de tudo é que se eleva o risco de ataques do coração, derrames cerebrais e outras patologias graves que, nos piores casos, podem levar à morte.

A boa notícia é este problema pode ser prevenido e controlado por meio da adoção de hábitos saudáveis, sobretudo os que têm a ver com a dieta.

Nesse sentido, hoje queremos recomendar uma deliciosa bebida matinal cujas propriedades ajudam a manter a elasticidade das artérias, evitando sua obstrução.

Quer aprender a prepará-la?

Bebida matinal para combater a pressão alta

Esta bebida natural, cujo consumo é recomendado pelas manhãs, é uma combinação de ingredientes saudáveis que oferecem grandes quantidades de vitaminas, minerais e antioxidantes.

Ainda que não seja um remédio milagroso para controlar a pressão arterial em pacientes hipertensos, é um bom complemento alimentar para estabilizar seus níveis e reduzir seus riscos.

Oferece uma grande quantidade de vitamina C, um nutriente bastante eficaz para reduzir moderadamente a pressão arterial.

 Pressão alta

Num estudo realizado por pesquisadores da Universidade John Hopkins (Estados Unidos) e publicado na revista American Journal of Clinical Nutrition, descobriu-se que o consumo de 500 mg de vitamina C reduz a pressão arterial em até 3,84 mm Hg, a curto prazo.

Também contém potássio, um mineral necessário para o equilíbrio dos eletrólitos ou sais minerais do corpo.

Seu efeito no organismo combate a retenção de líquidos, desinflama os tecidos e melhora a circulação, para diminuir o risco de hipertensão.

Dada sua alta concentração de resveratrol, contido nas uvas, seu consumo diminui o risco de doenças cardíacas e circulatórias.

Este antioxidante protege as paredes arteriais, impede a oxidação do colesterol ruim e a formação de coágulos no sangue.

De seus nutrientes, cabe mencionar que também contém:

  • Vitaminas (A, B9, E, K)
  • Minerais (selênio, cálcio, magnésio)
  • Fibra

Como preparar esta bebida matinal para combater a pressão alta?

Esta bebida saudável para apoiar o tratamento da pressão alta é obtida com a mistura de frutas com poucas calorias e com um significativo valor energético.

Isto quer dizer que, ao incluí-la na dieta, obtemos os benefícios emagrecedores e uma melhora no rendimento físico e mental.

Por outro lado, tendo em conta que também é rica em fibras, serve como suplemento contra a prisão de ventre e as dificuldades digestivas.

Sua ação diurética estimula a produção de urina nos rins e ajuda a drenar os líquidos que inflamam o organismo.

Também contém substâncias depurativas que estimulam a eliminação de toxinas e de outros resíduos do corpo.

Não se esqueça de ler:As 8 melhores frutas para seu organismo

Ingredientes

  • 2 rodelas de abacaxi
  • 8 uvas
  • 1 maçã
  • 1 banana
  • Suco de 1 laranja
  • 1 copo de água (200 ml)

Instruções

  • Corte as rodelas de abacaxi, retire a casca e corte-as em vários pedaços.
  • Lave bem as uvas e ponha-as junto com os pedaços de abacaxi no liquidificador.
  • A seguir, junte a maçã, previamente picada, e a banana.
  • Extraia o suco de uma laranja e junte aos demais ingredientes.
  • Acrescente um copo de água para facilitar na hora de bater e processe tudo por alguns minutos.
  • Se quiser torná-la mais gelada, você pode incluir alguns cubos de gelo.
  • Após obter uma bebida homogênea e sem pedaços, sirva e tome imediatamente.
  • Procure consumi-la em jejum, ou no meio da manhã.

Inclua esta bebida em sua dieta diária e você poderá diminuir a pressão arterial para que chegue a níveis moderados e se livrar dos riscos de problemas cardiovasculares.

No entanto, devemos levar em conta que seus efeitos não são tão potentes quanto os dos medicamentos receitados pelo médico, e dependem dos demais hábitos alimentares.

Uma pessoa que não modera seu consumo de gorduras saturadas, sal e alimentos processados dificilmente poderá controlar este problema, mesmo que consuma muitas bebidas saudáveis.

Envie seu comentário