As bebidas mais agressivas para o estômago
Geral Saúde

As bebidas mais agressivas para o estômago

O estômago é um órgão essencial na digestão de alimentos e bebidas que são ingeridas. Ele absorve e o intestino metaboliza. Isso dependerá, em grande parte, do tipo de alimento e de como foi consumido. Você pode comer e beber as bebidas mais agressivas para o estômago desproporcionalmente, seja devido a maus hábitos ou por ignorância.

Bebidas mais agressivas para o estômago

1.  Álcool

O álcool é considerado a bebida mais agressiva para o estômago e outros órgãos vitais. Devido ao seu elevado nível de toxicidade, deve ser consumido em pequenas quantidades e esporadicamente. Isso traz consequências não só a nível gástrico; o fígado, intestino, coração e outros órgãos também são afetados por esta substância. Os efeitos nocivos do álcool ocorrem rapidamente após a ingestão .

É preciso lembrar que, devido à composição do álcool, ele não é considerado nutritivo e, além disso, favorece a acumulação calórica. Essas bebidas têm efeitos diuréticos, e se forem administradas em quantidades exageradas, podem causar desidratação orgânica. Estas são as razões, entre outras coisas, para a ocorrência da chamada ressaca.

Qualquer bebida alcoólica tem um grande potencial nocivo para o organismo, ainda maior se as bebidas tiverem um alto teor alcoólico e forem combinadas com outras bebidas industrializadas. A grande quantidade de açúcares contidos nestas bebidas aumenta os níveis calóricos do corpo, o que, a longo prazo, prejudica a saúde.

As bebidas alcoólicas mais agressivas para o estômago

Estômago

  • Aguardente: é uma das bebidas alcoólicas menos recomendadas, e isso se deve ao processo de destilação. Em particular, com base em frutas com altas concentrações de açúcar. Além disso, aquelas com um alto grau etílico têm 50°.
  • Amaretto sour: a combinação de sabores pode conter até 300 calorias. São vários ingredientes comerciais adicionados à fabricação desta bebida. Pode atingir concentrações de até 57 gramas de açúcares por bebida.
  • Anis ou “licor digestivo”: é outra das bebidas mais nocivas para o estômago. É nomeado de acordo com o fruto da planta a partir da qual este licor é obtido. Além disso, é preciso se lembrar de que serve como base para outros licores que têm anis em sua composição.

É comumente usado em alguns países como um coadjuvante para a digestão de alimentos. Isso explica sua tendência de ser consumido em todo o mundo. Sua contribuição calórica é alta, entre 295 e 300 kcal.

Coquetel, rum e vodca

  • Os coquetéis são caracterizados pelo seu elevado teor calórico. Eles podem ser feitos com rum, tequila, gim, vodca, etc., e também misturando com bebidas gaseificadas com sabor. Esta combinação aumenta suas altas concentrações de álcool e calorias.
  • Rum: é obtido, principalmente, da cana-de-açúcar e, portanto, sua destilação contém altas concentrações de açúcares. O rum contribui com cerca de 244 kcal.  É uma bebida com alto teor alcoólico e geralmente é usado como base em preparações de coquetéis, como mojitos.
  • Vodca: a vodca encabeça a lista de bebidas favoritas para misturar com bebidas energéticas. É a opção que possui o maior conteúdo calórico, aproximadamente cerca de 300 kcal com uma graduação de 42°, e é considerada uma das bebidas mais agressivas.

2.  Bebidas Estimulantes

Café, chá ou bebidas à base de água gaseificada ou refrigerantes devem ser consumidos de forma moderada, pois têm efeitos nocivos para o estômago. Entre as consequências de uma ingestão contínua e em grandes doses, há a distensão abdominal e o dano à mucosa gástrica. Por tudo isso, se você não controlar sua ingestão, pode causar úlceras gástricas e ter problemas de sono.

3. Mistura de bebidas energéticas com álcool

Esta mistura entre bebidas energéticas e estimulantes é especialmente prejudicial para o nosso corpo. Sua ingestão traz consigo uma série de afecções gástricas, metabólicas e alteração dos padrões de sono. Além disso, elas podem causar desidratação devido ao alto teor etílico e calorias.

Entre outras consequências, pode ocorrer intoxicação e, em casos extremos, coma alcoólico. Essas misturas entre álcool e substâncias excitantes, apesar da praticidade de sua preparação e seu efeito estimulante, geram sérias consequências.

Envie seu comentário