O gengibre é uma planta aromática utilizada desde a antiguidade com várias finalidades culinárias e medicinais.
Trata-se de um tubérculo de sabor picante que, por sua versatilidade, fez parte da cozinha de milhões de pessoas no mundo todo.
Ele contém gingerol, uma substância ativa à qual são atribuídos efeitos anti-inflamatórios, analgésicos e antioxidantes.
Também é uma fonte rica em óleos essenciais, vitaminas e aminoácidosque proporcionam ao organismo uma grande variedade de benefícios internos e externos.
Embora muitas de suas aplicações façam parte da medicina oriental, atualmente elas se difundiram em todo o mundo por sua capacidade para melhorar a saúde.
A seguir queremos compartilhar seus principais benefícios e a popular receita de água de gengibre para que você possa aproveitar todas as suas propriedades.
Propriedades nutricionais do gengibre
A raiz de gengibre é uma maravilhosa fonte de nutrientes que podem ser aproveitados para proteger o organismo e combater várias doenças.
Ela conta com óleos essenciais como o limonelo, citrolenal e o gingerol, os quais lhe conferem uma parte importante de seus efeitos positivos para a saúde.
O gingerol é o de mais destaque já que, além de proporcionar seu sabor picante, é um potente anti-inflamatório que apoia o tratamento de doenças como a artrite e a artrose.
Também contém vitamina C, do complexo B e minerais como cálcio, cromo, alumínio e fósforo.
Entre seus componentes também cabe destacar que contém ácido linoleico, aminoácidos como a niacina e o triptofano, e enzimas como a protease.
Benefícios da água de gengibre
A água de gengibre é uma bebida curativa que concentra todos os nutrientes deste tubérculo combinados com os do limão e do mel de abelhas.
Dado que tem um poderoso efeito anti-inflamatório, analgésico e calmante, ela é recomendada para aliviar as dores de cabeça, enxaquecas, e a tensão associada ao estresse.
Está comprovado que ela pode bloquear os efeitos da prostaglandina, uma substância que causa enxaquecas ao produzir uma inflamação nos vasos sanguíneos do cérebro.
Também é um excelente tônico digestivo, ideal para lidar com os problemas gastrointestinais comuns como os gases, a dor e a indigestão.
Seus compostos ativos estimulam a circulação sanguínea e evitam a formação de varizes.
É um dos melhores remédios naturais contra a dor articular e muscular, já que seus gingerois desinflamam e proporcionam uma sensação de alívio.
Na verdade, consumida em uma dose moderada todos os dias, ela pode combater os sintomas da artrite reumatoide, osteoartrite, e outras doenças inflamatórias crônicas.
Além disso, dado que possui pouquíssimas calorias, representa uma opção saudável para acelerar o metabolismo e perder peso com mais facilidade.
Como preparar a água de gengibre?
O preparo da água de gengibre não é difícil e não requer ingredientes caros ou difíceis de encontrar no mercado mais próximo.
O resultado é uma bebida hidratante, anti-inflamatória e perfeita para aliviar as dores que podem surgir ao longo do dia.
Ingredientes
- 5 colheres de sopa de gengibre fresco (50g)
- 3 xícaras de água (750ml)
- O suco de ½ limão
- 2 colheres de sopa de mel de abelhas orgânico (50g)
Instruções
- Pegue a raiz de gengibre fresca, lave-a bem e passe-a por uma ralador de alimentos.
- Em seguida, coloque a água para ferver e, quando chegar à ebulição, acrescente o gengibre.
- Deixe em fogo mínimo durante dois minutos e apague.
- Esprema o suco de meio limão e acrescente o mel de abelhas orgânico.
- Você pode consumir esta infusão morna, embora também possa deixá-la repousar na geladeira para tomá-la gelada.
- Beba duas ou três xícaras ao dia.
Contraindicações
Apesar da água de gengibre ter muitos benefícios, cabe lembrar que em alguns casos seu consumo não é recomendado.
Por exemplo, não se deve ingeri-la no caso de úlceras duodenais, colite ou doença de Crohn, já que nestas situações ela pode piorar a dor.
Também não é conveniente tomá-la durante a gestação porque alguns de seus compostos podem interferir na formação hormonal do feto. Em caso de usá-la para acalmar as náuseas, é melhor consultar o médico encarregado do controle pré-natal.
Deve-se consultar o especialista em caso de tomar medicamentos para a diabetes ou o sistema circulatório. Muitas das substâncias ativas do gengibre podem alterar os efeitos deste tipo de medicamento.
Envie seu comentário